Não se pode mudar o mundo agindo como todo mundo! Clique aqui e confira como combater o bullying, poluição, preconceitos e maus tratos aos animais.

Cada personagem da Turminha Special Dog é especialista em uma área. Aqui, você encontra dicas sobre diversos assuntos.

Personalize e economize!

Economizar energia é muito importante para o meio ambiente, mas às vezes é difícil de lembrar. Bem, e se isso virasse uma divertida brincadeira?
Você pode escolher cores e temas para personalizar os interruptores do seu quarto e ficar mais fácil de lembrar de apagar a luz. Use sua criatividade e, se precisar, peça a ajuda de um adulto.

Fonte: Pinterest

Hortinha com garrafas PET.

Você sabia que cada garrafa PET jogada no meio ambiente pode levar até 450 anos para se decompor? Por isso, fazer uma hortinha usando esse material é uma atitude verde, divertida e muito simples de fazer que também colabora na economia da família. Chame um adulto para te ajudar e bom trabalho!

Fonte: Artesanato e Reciclagem
http://www.artesanatoereciclagem.com.br/2429-horta-feita-com-garrafas-pet.html

Não desperdice comida.

Você já deve ter ouvido várias vezes para não desperdiçar comida, mas é realmente muito importante. Muitas outras crianças e jovens neste exato momento não tem absolutamente nada para comer e, por mais que não pareça, cada grão que desperdiçamos faria diferença para elas. Pegue sempre só o que for comer ou pegue pouco e, se sentir mais fome, repita. Melhor repetir do que desperdiçar.

Fonte: Redação Agência Arpejo

Canudinho de plástico é coisa do passado.

Um canudo é tão pequeno que pode parecer inofensivo, mas todos os anos são utilizadas toneladas de canudos que poluem o meio ambiente, especialmente os mares. A questão é que um canudo é perfeitamente substituível. Você pode tomar sua bebida direto no copo ou se realmente quiser ou precisar de um canudo use os de papel, que são biodegradáveis e até mais baratos.

Fonte: Ecycle
https://www.ecycle.com.br/6307-canudos-descartaveis-canudinho-de-plastico?lb=no

Reutilize materiais escolares.

Quando chegar a volta às aulas se lembre que dentro da sua mochila e estojo ainda tem muito material escolar em perfeito estado que podem e devem continuar sendo usados. Separe o que ainda vai usar, doe o que não for usar e o que estiver realmente danificado, descarte. Não é feio reaproveitar. Muito pelo contrário! É uma atitude verde e econômica. Além disso, é possível se divertir customizando cadernos, estojos e mochilas antigas.

Fonte: greenMe
https://www.greenme.com.br/consumir/reutilizacao-e-reciclagem/4783-reciclar-reutilizar-material-escolar

Banho rapidinho te deixa bem limpinho.

Precisamos cuidar muito bem da água para que ela não acabe no planeta. Afinal, água é vida. Um banho de 5 minutos gasta em média 45L de água. Já um banho de 15 minutos gasta, em média, 135L de água. A economia é muito grande e não afeta em nada a sua higiene. Então, no próximo banho, pense com carinho no meio ambiente e tome um banho bem rapidinho.

Fonte: Saúde Ecologia
https://saudeecologica.wordpress.com/category/meio-ambiente/agua/

Casinha de papelão

Muitas crianças têm o sonho de ter uma casinha para deixar a brincadeira mais divertida, mas você sabia que é possível fazer isso utilizando apenas uma caixa de papelão grande? Com um pouquinho de tinta você pode deixar a casinha com a sua cara e decorar como preferir. Peça a ajuda de um adulto e aproveite a brincadeira.

Mochila de Foguete

Que tal reaproveitar as garrafas pets de um jeito muito divertido? A dica de hoje é como fazer uma mochila de foguete. Basta utilizar duas garrafas pets, EVA ou pedaços de feltro para fazer o fogo e para fazer as alças basta utilizar a alça de alguma mochila velha ou mesmo barbantes de algodão. E aí, curtiu? Se for preciso, peça a ajuda de um adulto.

Fonte: artesanatobrasil.net

Como economizar energia

Se você não estiver usando um aparelho eletrônico, por que deixar ele ligado? Ao manter um aparelho desligado, além de diminuir a conta de energia, você também estará ajudando a cuidar do planeta. Por isso, antes de sair de casa, sempre verifique se todos os aparelhos estão desligados e fora da tomada.
Fonte: https://pt.wikihow.com/Ajudar-a-Cuidar-do-Nosso-Planeta

4 formas de reutilizar o papel

Reutilize o papel do dia a dia para economizar dinheiro, fazer artesanato e ainda ajudar o meio ambiente. Confira essas dicas:
1- Use os dois lados do papel: A maneira mais fácil de reaproveitar um papel é usando o verso dele para escrever, desenhar ou imprimir algo.
2- Faça um caderninho de rascunhos: Com algumas folhas cortadas ao meio e grampeadas, é possível criar um caderninho de rabiscos.
3- Compostagem. O papel se decompõem com o tempo, tornando-se um ótimo aditivo para a compostagem.
4- Origamis: O origami é a secular arte japonesa de dobrar papel, na internet existem diversos tutoriais de como fazer isso. Além de reaproveitar o papel usado, você irá aprender um novo hobby.
Fonte: https://pt.wikihow.com/

Uma brincadeira amiga do planeta

Que tal uma brincadeira divertida, que contribui com o meio ambiente?
Então, mãos à obra para um caça ao tesouro diferente!
Monte uma lista criativa com objetos disponíveis na natureza a serem procurados. Em seguida, pegue uma sacola - preferencialmente de papel - para cada criança que for participar da brincadeira.
Depois, é só começar a caçar os tesouros! Ganha aquele que encontrar mais itens da lista!
Um detalhe importante: coloque em sua lista materiais recicláveis como latinha de refrigerante, papel, entre outros. Pois, depois da brincadeira, você pode aproveitar para descartá-los corretamente!

Fonte: https://escolaeducacao.com.br/meio-ambiente/