Eu entendo tudo sobre ciências, biologia, matemática e conhecimentos gerais. Pintou alguma dúvida? Clique aqui que eu respondo.

Cada personagem da Turminha Special Dog é especialista em uma área. Aqui, você encontra dicas sobre diversos assuntos.

Quantos músculos temos no corpo?

Nossos músculos ficam em camadas sobre os ossos. São 650 músculos em todo o corpo. O nome de cada um é dado de acordo com a posição, formato ou movimento. Graças aos músculos, podemos realizar atividades como correr, pular, abaixar, piscar, andar, mastigar, brincar e tudo o que precisa de algum movimento.

Fonte: Revista Recreio
http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/quantos-musculos-existem-no-corpo-corpo-esqueleto-anatomia.phtml#.W-HlxxNKjJw

Por que a lua aparece de dia?

A lua é o satélite natural do Planeta Terra e não tem luz própria. Conforme ela gira em torno da Terra, fica iluminada pelo Sol, às vezes mais e às vezes menos. Esses níveis de iluminação pelo Sol são as fases da Lua. Em cada fase, a Lua nasce e se põe em horários diferentes, conforme a luz que recebe. Assim, é possível ver nosso satélite natural durante o dia nas fases crescente e minguante. As fases em que não vemos a Lua durante o dia são a nova e a cheia.

Fonte: Brasil Escola
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/por-que-vemos-lua-durante-dia.htmr/geografia/por-que-vemos-lua-durante-dia.htm

O gato sempre cai em pé?

Você já observou um gato caindo? Ele provavelmente deve ter caído em pé. Isso acontece porque este animal tem um senso de equilíbrio bastante apurado e é capaz de fazer movimentos rápidos e girar o corpo sobre as quatro patas durante a queda para ajustar sua aterrissagem. O segredo dos bichanos está em sua estrutura interna do ouvido que possui receptores responsáveis pelo equilíbrio impecável.

Fonte: Oi Educa
http://www.oieduca.com.br/artigos/voce-sabia/por-que-o-gato-cai-sempre-em-pe.html

Maior e menor mamífero.

O maior mamífero da terra é a histórica baleia-azul. Ela atinge o comprimento de 33 m e pode pesar até 130 toneladas. Seu habitat natural são os mares gelados da Antártida e o norte dos oceanos Atlântico e Pacífico. Já o título de menor mamífero do mundo é dividido entre o morcego chamado kitti e o roedor chamado musaranho-pigmeu.

Fonte: Diário de Pernambuco
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/diarinho/2013/08/21/interna_diarinho,457456/qual-o-maior-e-menor-mamifero-do-mundo.shtml

Qual é o bicho mais veloz de todos?

A barata. Isso mesmo! Por incrível que pareça a barata não é somente o inseto mais rápido, mas é também proporcionalmente mais veloz que todos os animais. Cientistas descobriram que ela pode correr um metro por segundo, o que equivale a um homem correndo a 150 quilômetros por hora. Além disso, uma barata é capaz de desviar o rumo, em plena corrida, 25 vezes por segundo. Por isso, não fique triste se perder feio em uma corrida para uma barata.

Fonte: Revista Super Interessante
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-o-inseto-mais-veloz/

Cachorro tem umbigo?

Sim, mas é um pouco diferente do nosso. O umbigo deles dos cães é uma cicatriz bem discreta na barriga, por baixo dos pelos. Outros mamíferos, aves e répteis também possuem essa marquinha de nascença, assim como nós.

Fonte: Revista Recreio
http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/cachorro-tem-umbigo.phtml#.W-Hk2xNKjJw

Por que os gatos dormem tanto?

Alguns gatos dormem em média 15 horas por dia, e outros podem dormir até 20 horas. Porém, eles não dormem durante várias horas seguidas. Eles tiram pequenos cochilos durante o dia. Isso acontece porque apesar de terem sido domesticados, eles ainda mantém alguns hábitos da vida selvagem. Os cochilos auxiliam na economia e na reposição de energia.

Fonte: Época Globo

Por que os gatos ronronam?

O ronronar é um processo normal do corpo dos felinos, usado para expressar sentimentos. Assim como o miado, o ronronar é uma forma que os felinos usam para expressar seus sentimentos. Geralmente o gato ronrona quando expressa sensações de tranqüilidade, prazer e satisfação. Porém, também pode emitir o som, pela vibração das cordas vocais, quando está com raiva, dor ou fome.

Fonte: Terra.

Pode cortar o bigode do gato?

Não é raro que algumas pessoas “aparem o excesso” dos bigodinhos, mas isso não deve ser feito sob hipótese alguma. O bigode dos gatos funciona como uma espécie de “sensor”. Basicamente, os bigodes dos gatos lhes dizem, por exemplo, se eles cabem em um vão, numa caixa, se conseguem passar por uma grade ou outro local mais estreito. Repare que os pelos táteis também são vistos em cima dos olhos. É comum que os gatinhos percam alguns bigodes de vez em quando. Como são pelos, é natural que caiam e sejam substituídos, mas esse processo nunca deve ser forçado.
Fonte: https://www.petlove.com.br/dicas/pode-cortar-o-bigode-do-gato

Eu preciso comer frutas, verduras e legumes??

Cerca de 90% das crianças não cumprem as recomendações diárias de consumo de vegetais nos Estados Unidos. Isso vai contra as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). O órgão estabelece que é necessário ingerir pelo menos 400 gramas todos os dias. A melhor maneira para aprender a gostar da alimentação saudável é tendo contato com ela todos os dias desde os 6 meses de idade. Frutas, legumes e verduras são importantes para as crianças, pois garantem um organismo forte e crescimento saudável, fortalecendo o sistema imunológico, suporte no desenvolvimento, crescimento e redução do risco de obesidade infantil.
Fonte: https://revistacrescer.globo.com/
https://www.queroviverbem.com.br

Canguru: um animal que vive crescendo

Já imaginou um animal que, mesmo ao atingir a fase adulta, nunca para de crescer? Sim, é possível! E o canguru é um exemplo disso! Ele pode chegar até cerca de 1,40 metros e pesa aproximadamente 80 quilos. Agora, já parou para pensar se nós, humanos, nunca parássemos de crescer? Ainda bem que com a gente isso não acontece!

Fonte: https://www.xalingo.com.br/clubinho/curiosidades/voce-sabia-que----1 e https://www.todabiologia.com/zoologia/canguru.htm